Benfica x Porto – o clássico que vai parar Portugal

O clássico dos clássicos em Portugal joga-se Domingo e os ingredientes são fantásticos. Separados por 3 pontos devido ao jogo a mais dos encarnados, Benfica e Porto defrontam-se no Estádio da Luz num jogo em que a liderança estará em jogo.

Com um Benfica na sua máxima força, com a moral em alta e um Gaitán a ressurgir da sombra que viveu na primeira metade da época, os pupilos de Jorge Jesus têm tudo para fazer um bom jogo e acreditar nas esperanças de guardar os três pontos e dar alegria aos adeptos que vão encher certamente o Estádio.

O Porto vem à Luz com a moral em alta, com o objectivo de chegar à liderança e com a ambição de novamente vencer na Luz recordando as duas últimas épocas, onde numa foi campeão e noutra embalou para o título. O único problema dos Dragões são as baixas: James, peça fundamental no esquema de Vítor Pereira vai parar um mês e é a grande dor de cabeça do treinador. As soluções são poucas já que Kléber também está lesionado, e Atsu e Iturbe estão ao serviço das respectivas selecções. Pode aqui surgir espaço para o reforço vindo de Alvalade, Marat Izmailov, que caso esteja em boas condições físicas pode ser opção e uma injecção de moral nos portistas.

Um clássico é sempre um clássico, mas nada vai decidir contudo espera-se um jogo espectacular e com golos. Para isso as duas equipas contam com as principais figuras e principais goleadores do campeonato: Cardozo e Jackson Martinez! Vai ser uma luta interessantes destes sul americanos com os dois guarda-redes brasileiros: Artur e Helton.

Nos sectores defensivos não se esperam alterações sendo a única dúvida a recuperação de Luisão. Se recuperar Jardel voltará ao banco, senão Jardel fará companhia a Maxi, Garay e Melgarejo. No Porto, com Maicon (o herói do jogo na Luz o ano passado) de fora, Otamendi e Mangala serão a dupla de centrais com Danilo e Alex Sandro nas laterais. Interessantes batalhas serão travadas nas linhas entre estes dois brasileiros, Salvio e Gaitán, o argentino que deve ter ganho o lugar a Ola John com a exibição no Estoril. No miolo do Benfica permanece Matic e Enzo Peréz.

Nos Dragões, Fernando, Lucho e João Moutinho têm lugar garantido, mas será que Defour jogará no lugar de James e haverá lugar a alteração tática com Varela e Jackson na frente? Ou Defour jogará pela direita? Uma das duas será a opção do técnico dos azuis mas só à hora de jogo é que será esclarecida.

Nas águias, Cardozo tem lugar carimbado, falta saber se Rodrigo ou Lima o acompanham. Lima parece levar vantagem com o golo e exibição no Estoril.

Mas seja quem jogar, ingredientes não faltam para ver o jogo entre águias e dragões que promete tudo, e onde acima de tudo se espera uma boa arbitragem e um bom comportamento dos jogadores.

Que role a bola!